segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A doçura das rosas

As rosas, umas das flores mais românticas e sedutoras, oferecem-nos as suas delicadas fragâncias, criando por si só, composições tão simples como irresistíveis.

A atractiva harmonia cromática reside na intensidade dos matizes de cor.

Sheakespeare, em Romeu e Julieta, com uma única frase, definiu bem aquilo que sentimos por esta flor: “aquilo que chamamos de rosa, com outro nome, seria igualmente doce”.


Rosa

Rosa em verso, rosa em prosa:
rosa rosa.
Verdadeira, recortada,
sempre votiva é a rosa.
Quem a dá, quem a ostenta,
quem a colhe, quem a inventa,
quem dela - a rosa - se lembra
faz o voto de quebrar
a pessoal solidão.
Se não troco o pão por rosas,
não troco a rosa por pão.
Rosa.
Rosa em verso, rosa em prosa:
rosa rosa.
Rosa nome, rosa coisa,
rosa flor, rosa rosa,
rosa traço de união.
Rosa fugaz, recolhida
noutra rosa já nascida.
De rosa em rosa é a vida.
Ó rosa breve fulgor,
lampejo na escuridão.
Se não troco o pão por rosas,
não troco a rosa por pão.


Alexandre Oneill

13 comentários:

Rosa Lídia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosa Lídia disse...

Sou suspeita para comentar o valor das rosas ... e o poema de O'Neill acerca destas flores, porque sou ROSA e adoro receber flores, especialmente rosas.
Acho as rosas suaves e doces... exalam uma fragância única ... são belas, coloridas!

Beijo

lucia cruz disse...

amei o poema amiga!valeu a partilha.bjãoo

Anônimo disse...

Rosas... Rosas... Rosas...do teu jardim... são lindas e simpáticas, só como tu, ó MI...!!!!

Anônimo disse...

Muito bonito!!!
Adoro rosas... são as minhas flores preferidas...
Beijinhos
Irene

Irene Domingos disse...

Muito bonito!!!!
Adoro rosas...
São as minhas flores preferidas.
Beijinhos
Irene

Cinéma Français disse...

Rosa pulchra est.
A primeira mulher que conheci e que amei chama-se Rosa: é a minha Mãe!
Bjs*

Marco Morais disse...

sem duivda ... as rosas têm mto que se lhe diga ... tantas cores e algumas multicoleres ... :)

Andy More disse...

Alexandre O´Neill era sem dúvida um grande poeta!

Se é para comentar "A doçura das rosas" limito-me a absorver com o olhar, todo o seu aroma no roseiral...

Beijo

mtacasais disse...

Perdi-me no Romeu e Julieta, ...são flores lindas....rosas vermelhas com amor....

Alma disse...

Rosa exala a Alma da minha Mãe... :)

Beij* em botão

joaquim disse...

Gostava de uma rapariga...numa comemoração resolvi dar-lhe uma rosa. Queria expressar todo o meu interesse, talvez amor e, após muito pensar escolhi uma rosa. Ela, olhou para o meu presente, desdenhou-o, ignorou todos os pensamentos com que eu tinha embrulhado a rosa, e chamou-lhe flor...

Ce disse...

Muito belo, esse poema. A rosa é a mais bela das flores. " Toda mulher gosta de rosas, rosas e rosa... muitas vezes são vermelhas, mas, sempre são rosas..."